quinta-feira, 31 de maio de 2012

ENCARCERADAS - Reflexões sobre a Mulher migrante, Vida na Periferia, Violência e Arte

 PROJETO
PESQUISA E INTERVENÇÃO
TÍTULO DO PROJETO
ENCARCERADAS
Reflexões sobre a Mulher migrante, Vida na Periferia, Violência e Arte

CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A INSTITUIÇÃO PROPONENTE

Somos cursistas do Programa de Pós Graduação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça – NEAD UFES, Dra. Profa Maria Beatriz Nader é nossa Coordenadora Geral e Msc Profa Cristiane Araújo de Mattos nossa Coordenadora de tutoria Especialização GPP-GeR/UFES - Advogada OAB-ES.
Nesta Especialização aprende-se a discutir sobre movimentos, planos, projetos, programas e políticas através dos quais a população brasileira enfrenta e rechaça as várias formas de preconceito, violência, segregação, homofobia e desrespeito a diversidade.
Nossa base de encontro é o Polo de Ensino à Distância da UFES no município de Piúma –ES, sob a Coordenação de Polo Profa Castorina do Nascimento Calenzani.
Orientadas pelas Tutoras Presenciais Profa Pedagoga Alzimaira Layber Marcarini, Profa Bióloga Denize Mezadri de Almeida e Profa à distância Psicóloga Léa Bianchi.
Nosso envolvimento e compromisso, portanto com as políticas públicas ocorre pelo objeto principal que é alcançar o status de Gestor face ao aprendizado angariado pertinente ao nosso objeto de estudo aonde praticamos compreender, monitorar, avaliar e aplicar nas propostas e ações em vigor, sobretudo no que tange às políticas públicas focadas em gênero e raça.

RESUMO DO PROJETO

No início da especialização foi construído um blog cujo objetivo foi compartilhar a importância da temática do Combate a violência de gênero, a partir dos encontros do curso de Especialização de Políticas Públicas em Gênero e Raça.
Foi construído um questionário intitulado “Diagnóstico Histórico Afetivo Cognitivo” a priori para ser aplicado no Sistema Prisional Feminino, o que foi feito com 15 (quinze) respondentes do Sistema Prisional de BUBU (Cariacica). À medida que os módulos avançaram percebeu-se que o foco estava para além do Sistema prisional. O grupo compreendeu que a proposta deveria ser aplicada em Piúma. Assim sendo delineamos uma ação a partir dos bairros Céu Azul e Piuminas, a partir de dados de pesquisa social feita pelo grupo do NEI – Núcleo de Estudos Indiciários, que aponta a população migrante do gênero feminino prevalecer comor chefe de família.
Interessados em aplicar os conhecimentos aqui angariados, decidiu-se pela manutenção do diagnóstico, ajustando o questionário para o público migrante de gênero feminino com vistas a identificar mulheres oriundas de outros estados / regiões caracterizando o movimento migratório, o histórico e estrutura familiar, suas características, suas experiências amorosas, as relações de gênero, maternidade e a criação dos filhos (as), a prática religiosa, formação, educacional, condição profissional e toda ordem de violência a que é submetida no bairro onde vive enfim a sua trajetória. Após o diagnóstico realizado, proceder a um grupo focal para confirmar dados revelados e a proposição de uma Oficina combinando as várias formas de arte que possibilite à Encarcerada de Piúma (migrante, residente da periferia, discriminada pela cor da pele, sem acesso á educação e mercado de trabalho formal) para desta forma contribuir com a saúde e fortalecimento emocional do público alvo.
 
Palavras- chave: mulher migrante, vida na periferia, violência, arte.

PROJECT SUMMARY

In the early specialization was built a blog aimed to share the importance of the theme for Combating gender violence, from the meetings of the specialization of Public Policy on Gender and Race. Built a questionnaire entitled "Cognitive Affective Diagnosis History" a priori to be applied in Male Prisons, which was done with 15 (fifteen) respondents BUBU Prison System (Cariacica). As the modules progress realized that the focus was beyond the prison system. The group understood that the proposal should be implemented in Piúma. Therefore we outline an action from the Blue Sky and Piuminas neighborhoods, from the data of social research done by the group of NIS - Center for Research evidentiary, pointing to migrant population female householder prevail comorbidities. Interested in applying knowledge raised here, it was decided to maintain the diagnosis, adjusting the questionnaire to the audience of female migrants in order to identify women from other states / regions characterizing the migration, the history and family structure characteristics , their love relationships, gender relations, motherhood and raising children (as), religious practice, training, education, professional position, and all kinds of violence that is submitted in the neighborhood where he lives his short career. After the diagnosis made, conduct a focus group to confirm data revealed and propose a workshop combining various art forms that enables the Piúma Jailed for (migrant, resident of the periphery, broken down by skin color, without access to education and market formal labor) to thereby contribute to strengthening health and emotional audience.

Keywords: migrant women living in the suburbs, violence, art.

JUSTIFICATIVA

A população piumense nas últimas décadas vem sendo tomada pela crescente violência a qual dia a dia ganha contornos mais sólidos. A comunidade insegura se pergunta de onde vem este movimento, quais questões são imperativas para uma sociedade, outrora pacata, cujo município, praticava a pesca desde os índios Puris e o olhar acusador recai então sobre os imigrantes, os tantos que movidos pela oportunidade profissional, convite de parentes, buscando melhoria de vida chegaram e chegam à Piúma para se alocarem na construção civil, nas terceiras da planta Samarco, trabalho no segmento de turismo ou mesmo no serviço público estes em reduzida quantidade.  
Na Ilha de Piúma no século XIX o alto poderio pesqueiro atraiu as famílias inglesa (Taylor) e alemã (Bourguignon). Hoje a pesca, com o artesanato de conchas e com reciclados, costura são atividades que geram renda, sendo estas as opções profissionais das mulheres dos dois bairros.
A demografia piumense passaria por uma forte transformação a partir da industrialização, dos novos postos de trabalhos ofertados e o movimento migratório relevante que influi radicalmente na mudança de comportamento da então sociedade, inserindo um elemento até então desconhecido: a violência e mais especificamente contra a mulher, a mesma mulher que trazia filhos e / ou família  para sobreviver ao meio e ao ambiente. É a violência marcando e perpassando a vida daquela que foi criada para ser a priori doce, acolhedora, receptiva e cuidadora, segundo a identidade construída e imputada ao gênero feminino.
(NADER, 2009) cita no seu artigo a existência da diferença numérica entre os sexos que marca a crescente supremacia do sexo feminino na faixa etária de 10 a 70 anos. O homem só era maioria na faixa etária de 0 a 4 anos e de 5 a 9 anos. Explica ainda que este universo de pessoas além de não terem qualificação devida para ocupar os postos da atividade formal, apresentava condições de acesso restritivas.
Temos então o reduzido espaço físico do município, a oferta de trabalho x demanda imigrante, ausência de projeto por parte dos órgãos público que deveria antever esta demanda resultando estas variáveis em um inchaço populacional em áreas periféricas o que trouxe a desordem, descontrole e por conseguinte a violência. Na escala de poder pela característica vulnerável observou-se, sobretudo a violência direcionada à mulher.
Credita-se a crescente violência a uma questão da organização social, a desocupação, a ociosidade dos jovens, a vida estreita que provoca a violência, inúmeros homicídios, dados que expressam o exposto no artigo (NADER, 2009)
Sabe-se que as terceira e quarta gerações desta comunidade, busca delinear e se resgatar através da arte e cultura e de oportunidade local, tais como o trabalho das catadeiras, desfiadeiras, o turismo cultural apesar da falta de infra estrutura.

OBJETIVO GERAL
Realizar o “Diagnóstico Histórico Afetivo Cognitivo”, proceder ao grupo focal com vistas a confirmar dados revelados e na sequência aplicar uma Oficina combinando as várias formas de arte que possibilite à Encarcerada de Piúma (gênero feminino, migrante, residente na periferia, discriminada pela cor da pele, sem acesso á educação e mercado de trabalho formal) para desta forma contribuir com a saúde e fortalecimento emocional deste público alvo

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Investigar e identificar mulheres oriundas de outros estados / regiões caracterizando o movimento migratório;
-Levantar o histórico, estrutura familiar, formação educacional, ;
-Identificar suas características, experiências amorosas e as relações de gênero;
-Investigar experiência da maternidade e a criação dos filhos (as);
-Identificar práticas religiosas;
-Confirmar dados através de Grupo Focal
-Organizar e Analisar informações colhidas a fim de construir uma Oficina de Arte que no seu escopo haja proposições que contribuam para a elevação da auto estima das participantes, levando-as a identificar outras e melhores possibilidades de condição de vida.

METAS/PRODUTOS/RESULTADOS ESPERADOS
        A meta é realizar aplicação entre 15 a 20 questionários para compilação e composição do “Diagnóstico Histórico Afetivo Cognitivo”, dando sequência ao grupo focal nos bairros Céu Azul e Piuminas em parceria com Escolas da Rede Pública para utilização das suas salas para melhor discernir indícios apurados  e aspectos objetivados, encerrando o movimento investigativo com a Oficina de artes em um turno que poderá ser manhã ou tarde. Em todos os encontros o grupo oferecerá um lanche às participantes.
Os produtos a serem construídos são o questionário (Anexo 1); o roteiro do Grupo Focal (Anexo 2); o Roteiro da Oficina de Artes combinadas intitulada “Essência e Existência do SER”. Trata do auto delineamento da essência, através da fala do sujeito tendo como foco o despertar da sua Identidade, subjetividades e delimitação das vulnerabilidades (Anexo 3), Formulário de Avaliação dos Participantes (Anexo 4)
Os resultados passam pela compilação e análise de dados gerando informações úteis ao ambiente acadêmico, aos órgãos públicos e ONGS com vistas a contribuição na elaboração de planos, programas e projetos pelas autoridades competentes em suas instâncias as quais possam resignificar a condição do público focalizado.


PÚBLICO ALVO
Pessoas oriundas de outros estados, residentes no mínimo há cinco anos nos bairros Céu Azul e Piuminas, entre 20 e 30 anos de idade, gênero feminino, mães, chefes de família que chegaram buscando melhores condições de vida.
 

METODOLOGIA/ESTRATÉGIA DE AÇÃO
A proposta metodológica possui elementos de continuidade e ruptura com procedimentos metodológicos das ciências sociais, ainda devedores do paradigma positivista. Assim, sem deixar de lado o paradigma racional-indutivo (continuidade), introduzimos o paradigma indiciário de base analítica (ruptura). Tal metodologia tem o propósito de superar a dicotomia ainda existente entre racionalidade e irracionalidade, assim como dar conta da dimensão do imaginário e da fantasia (inerente ao humano), a partir de pistas ou sintomas tomados como sinais. A operacionalização do presente projeto iniciar-se-á aos seis dias de Junho de 2012 quando junto aos representantes da comunidade e presidentes das associações de bairro buscaremos residentes que se encaixem no perfil delineado; a partir daí com nomes e endereços iremos ao encontro das prováveis participantes da pesquisa e nas suas residências aplicaremos o questionário. Cumprida esta etapa, após a compilação já com o Diagnóstico pronto, serão selecionadas até 24 participantes, 12 de cada bairro para o grupo focal que confirmará os indícios. Finalizando 20 a 24 participantes serão convidadas para participar da Oficina de Arte que terá a duração de 04 horas por dois meses consecutivos.
onsiderando a formação de algumas participantes serem oportunas para o trabalho as Oficinas terão na sua condução 02 psicólogas e duas assistentes sociais, alternando as semanas de trabalho.
As parcerias serão firmadas com Associações dos Bairros, Ação Social Municipal, Samarco, Escola Estadual Filomena Quitiba Direrora Fabiana Rodrigues Taylor Costa.
Após a realização dos questionários de no mínimo 51% do estimado, os dados serão compilados, registrados em planilha excell, analisados os indícios, dados e particularidades dos temas: Mulher migrante, Vida na Periferia, Violência e Arte e suas interfaces para composição do estudo que contribuição na produção do conhecimento e ações.

MODELO QUESTIONÁRIO QUE SERÁ APLICADO (ANEXO 1)

TÍTULO ENCARCERADAS
(Levantamento da História da origem, família, trajetória das relações afetivas e acesso ao aprendizado)

SUBTÍTULO
Reflexões sobre Mulher migrante, vida na periferia, Violência e Arte

Leremos as questões e opções de respostas. Você indica o que devo marcar. Esta entrevista objetiva levantar dados especificamente de mulheres oriundas de outros estados / regiões caracterizando o movimento migratório, levantar o histórico (estrutura familiar, formação educacional), identificar suas características, experiências amorosas e as relações de gênero; investigar experiência da maternidade, criação dos filhos (as), práticas religiosas. Os dados serão utilizados na construção do Projeto para o Blogfólio do GPPPeR da Universidade Federal do Espírito Santo (NEAD-UFES). Caso sinta-se desconfortável em responder a qualquer questão, abstenha-se.
Histórico/Demografia:
Do Nascimento
1)      Quando:  Dia           Mês                   Ano            Idade   
2)      Onde: (   ) Brasil (  ) Estrangeiro naturalizado (a)  País________________
Cidade____________Estado___________Onde foi criada_____________
Caso tenha vindo de outro estado brasileiro, qual o motivo da mudança?____________________________________________________
3)      Em que localidade da cidade onde vive sua residência está?
(    ) Periferia (margeando a cidade) Nome bairro___________________
(    ) Bairro central da cidade  Nome bairro ________________________
 (    ) Região rural (chácara, sítio, fazenda, aldeia)  (    ) Outro: __________
4)      Como é formado o grupo que você morava? (responder a mais de um)
(    ) Parentes (vinculação sanguínea – avós, pais, filhos, irmãos, tios, primos) 
(    ) Próximos (marido, mulher, sogro, sogra, filhos adotivos) Quantos no total _______
(   ) Outros (empregada, amigos)    (    ) Sozinha 
5)      Estado Civil anterior À MUDANÇA DE ESTADO
(   ) Solteira   (   ) Casada    (   ) Separada / Divorciada   (   ) Viúva       (   ) Vive com companheira   (   ) Vive com companheiro
Atual_______________________________________________________________
6)      Quantos filhos nascidos vivos você tem no total hoje?
(    ) Nenhum     (   ) Um     (   ) Dois   (   ) Três   (   ) Quatro   (   ) Cinco
              (   ) Mais. Quantos ao todo? ______  (   ) Não sabe    (   ) Número Abortos_____
7)      No seu trabalho principal, você atuava: (anterior à mudança)
         (    ) Assalariada com CTPS (inclusive empregada doméstico)
         (    )  Atividade comercial   (   )  Comissionada (   )
         (    ) Trabalhava por conta própria/ autônoma/     (    ) Proprietária, empregadora
         (    ) Trabalhava em família com remuneração variável / incerta
         (    ) Prestava serviço assistencial ou religioso com remuneração simbólica.
         (    ) Estagiária remunerado    (    ) Bolsista    (    ) Não trabalhava
8)      Qual ERA a sua renda familiar mensal no Estado de origem?
(    ) Menos de 1 salário mínimo (até R$350)
(    ) De um a dois salários mínimos (entre R$545 e R$1.094)
(    ) De dois a cinco salários mínimos (entre R$1.095 e R$1.635)
(    ) De cinco a dez salários mínimos (entre R$1.636 e R$ 3.450)
 (    ) Acima do último valor mencionado       (    ) Prefiro não declarar
Atualmente R$ __________________________________________
9)        Qual ERA sua participação na vida econômica do grupo familiar?
(   ) Não trabalhava, era sustentada pela família ou outras pessoas
(   ) Trabalhava mas precisava da ajuda da família ou outras pessoas
(   ) Trabalhava e assumia seu sustento
(   ) Trabalhava, assumia seu sustento e ajudava parcialmente a família
(   ) Trabalhava sendo a principal responsável pelo sustento da família
10. Em relação à cor da pele, você se considera:
(   ) Branca      (   ) Parda   (   ) Afro descendente / Negra   (   ) Amarela (oriental)       (   ) Vermelho (indígena)   (   ) Ruiva de nascença (cabelo)
11) Qual ERA seu sonho, desejo ou plano que acalentava para sua vida ao chegar em Piúma? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Cognitivo: (Processo cognitivo é a realização das funções estruturais da representação (idéia ou imagem que concebemos do mundo ou de alguma coisa) ligadas a um saber referente a um dado objeto)
12) Qual seu grau máximo de escolaridade?
(   ) Ensino fundamental incompleto     (   ) Completo
(   ) Ensino médio incompleto      (   ) Completo        (    ) Supletivo (EJA/Prova única)
(   ) Ensino superior incompleto           (   ) Completo   (   ) Especialização
Idade que iniciou os estudos_________________Idade que parou dos estudos________ Porque parou de estudar?__________________________________________________
13) Escola:   (    ) Pública    (   ) Particular  (   ) Cooperativa   (   ) Outra
14) Qual matéria mais gostava __________e a que menos gostava ____________
15) Aprende melhor:  (  )vendo imagens  (  )ouvindo  (  ) lendo textos (  ) repetindo a ação  (   )
16) Você sonha em? (  ) preto/branco   (   ) colorido   Lembra?  (   ) sim   (   ) não
Imagem que se repete com freqüência nos seus sonhos, se houver _____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

17) Qual mão escreve?
(   ) direita natural (   ) direita por estimulação (   ) esquerda (   ) com as duas mãos
18) Você se expressa melhor de que forma? (   ) falando   (   ) escrevendo textos
19) Gosta mais de qual paladar/sabor:
(   ) salgado  (   ) doce   (   ) amargo  (   ) apimentado   (   ) azedo

Afetivo:
20) Em relação à orientação sexual, você sente:
(   ) Heterossexual (atração pelo sexo oposto)
(   ) Bissexual (atração pelos sexo feminino e masculino)
(   ) Homossexual (atração pelo mesmo sexo)
(   ) Transexual ou transgênero (não se identifica com seu sexo biológico)
(   ) Nada a declarar
21) Idade/Período que ocorreu:
I Namoro firme________I relação sexual_________   I Gravidez______I aborto____________I vez sentiu abandono____Usou drogas________Qual_________________________________
Foi abusada / agredida alguma vez (   ) sim  (   ) não Pode relatar? ______________________________________________________________________
22) O que você acredita que a trouxe até Piúma?
 (   ) planos e metas de melhoria e influência de terceiros
(   ) necessidade (fome, insegurança, perdas, desespero, vícios)
(   ) amor profundo por alguém, não dá para descrever
(   ) ilusão, devaneio, fantasia e desejo de uma vida mais fácil
23) O que mais chama atenção em uma pessoa para relacionar-se afetivamente?
(   ) poder / status, ser olhada com temor, respeito, independência
(   ) proteção/garantia de segurança e da sua família
 (   ) vida lôka (baladas, festas, curtição, agito, satisfação imediata)
24) Recebe visitas  com regularidade? (   ) sim   (   ) não 
(    ) Parentes (vinculação sanguínea – avós, pais, filhos, irmãos, tios, primos)
(    ) Próximos (marido, mulher, sogro, sogra, filhos adotivos)  (   ) Outros (amigos)
25) Você acreditava em Deus? (    ) sim  (   ) não
Atualmente pratica alguma religião:  (   ) sim    (   ) não    Qual?_____________

ROTEIRO GRUPO FOCAL (ANEXO 2)

Bloco I – Introdução – História da chegada ao bairro: Mito fundador

ü  Fale um pouco sobre vocês, sua história?

ü  É natural do município? Onde nasceram?

ü  Quando e porque vieram para este município? (Piúma)? 

ü  Quando e porque vieram para esse bairro?

ü  Quais expectativas tinham? Essas expectativas foram atendidas?

Sempre moraram neste bairro? Contem um pouco sobre como era o bairro quando você chegou?
a) Infra-estrutura (saneamento, iluminação, pavimentação, drenagem etc).
b) População: características culturais, sociais, econômicas  etc.
c) Quais os aspectos positivos? (o que era bom)
d) Quais os aspectos negativos? (o que deixava a desejar)

E sobre o relacionamento com os vizinhos, o que você poderia falar?
Havia algum grau de associação/mobilização da comunidade?
Quais as primeiras impressões e percepções quando chegou?
Neste tempo em que você mora aqui, o que mais lhe marcou? (acontecimento, fenômeno, sentimento etc)

BLOCO 2 – Percepções do Município

E hoje, como é morar em (Piúma)?
Como avalia o município em:
  • Infra-estrutura / Saneamento
  • Lazer/esportes/cultura
  • Segurança / Saúde / Educação
Tem conhecimento sobre os investimentos na região (Samarco, Petrobrás, CSU)? Tem conhecimento? Como você acredita que isso pode afetar sua vida e da sua família?

Com relação a preconceito, violência, trabalho o que percebem sobre estas questões?

Bloco III – Percepções sobre o Bairro


E agora, pensando mais na realidade próxima a vocês. Como avaliam :
  • Infra-estrutura / Saneamento
  • Lazer/esportes/cultura
  • Segurança / Saúde / Educação

Em relação às mulheres migrantes, o que poderia dizer a respeito?
  • Acesso a educação
  • Acesso a saúde
  • Emprego
  • Áreas de lazer e atividades culturais

Existem programas ou projetos sociais focalizados na arte, lazer, cultura, melhoria da renda? O que poderia dizer sobre esses programas?

Em sua opinião qual tem sido o papel da administração pública no enfrentamento da violência de uma forma geral?



ROTEIRO OFICINA DE ARTES (ANEXO 3)

Oficina “Essência e Existência do SER”.
Objetivo: Trata do auto delineamento da essência, através da fala do sujeito, focalizando o despertar da sua identidade, subjetividades e delimitação das vulnerabilidades.


CH
Atividade
Para que?
Recursos
01:00
Aquecimento – Jogo da letra
Levantamento expectativas e contratualização:
O que vamos fazer?
O que devemos evitar?
Abertura da Oficina / Exercício do Brasão
(Metodologia: Exposição Falada com Fundo Musical)
Integrar e proporcionar melhor conhecimento de cada um dos participantes podendo reconstruir sua imagem e identidade.

Cartolina (01) para cada dois participantes. Cortar ao meio. Cavalete e pincel atômico. Orientação da dinâmica. Revistas, cola, tesouras, hidrocôr, lápis de cor/cera. Revistas para cortar.
01:00
Introdução ao trabalho individual com o livro, orientação para formação dos grupos para a tarefa seguinte (trabalho com fundo musical suave)
Esclarecer, dar direção, fortalecer, criar um elo / vínculo onde todos consigam visualizar a sua importância neste universo.
Um livro que precisa de um nome, folhas flip chart, cavalete, pincel atômico, violão, folhas A4, lápis.
01:30
Os grupos constituídos escolherão com apoio e orientação do Musicista uma letra de música para parodiar a trajetória do entrelaçamento das suas histórias.
Traçar uma linha histórica de cada vida, entrelaçando às outras vidas remetendo ao convívio social, provocando o uso dos seus recursos intelectuais, do ritmo, da criatividade para a preparação final.
Data Show (Slides) Power Point, Cavalete, Folhas Flip chart e Canetas Pilot, Violão/Musicista
01:30
Alinhamento e Apresentação de cada grupo. Sugiro a entrega de certificado com caixa de bombom para cada grupo.
Consolidar o trabalho, Avaliar a Oficina, Ouvir a música e Comemorar os resultados alcançados.
Formulário Avaliação de Reação, Mensagens impressas em pequenos cartões, bombons. Violão/Musicista.
PRAZO

O prazo deste Projeto refere-se especificamente a APLICAÇÃO QUESTIONÁRIO, REALIZAÇÃO DE DOIS GRUPOS FOCAL (UM EM CADA BAIRRO) E A CONCRETIZAÇÃO DE OFICINA DE ARTE ESSÊNCIA E EXISTÊNCIA, INICIANDO AOS SEIS DIAS DE JUNHO, ESTENDENDO-SE ATÉ TRINTA DIAS DE OUTUBRO DE 2012.

SUSTENTABILIDADE

Compreende-se que o envolvimento das parcerias mencionadas a partir da constatação e demonstração dos resultados aos mesmos, tais como a interação do público alvo e a melhoria da sua expressão emocional, favorecendo melhores condições de nas suas vidas a partir do protagonismo do gênero feminino, dão pistas que com a visita mensal, orientação e suporte a continuidade do Projeto será viabilizado nos bairros, bem como estendido a bairros vizinhos a partir da formação de multiplicadores para esta finalidade.

DETALHAMENTO DOS CUSTOS

Investimento / Orçamento
PLANILHA DE CUSTO SERVIÇOS





Discriminação
Quant.
Unid.
 Val. Unit
Val. Total





Impostos
15
%

2.643,07





Custo Serviço Prestado



14.625,00





Serviços



5.600,00





*Horas Técnicas Coord.Dr.
28
Horas
 R$    120,00
3.360,00


minuto

0,00
Consultor




**Hora Téc. Coord. MSc
28
Horas
 R$      80,00
2.240,00





Despesas Outras



9.025,00
Assistente Projeto 1
28
und
 R$      75,00
2.100,00
Assistente Projeto 2
28
und
 R$      75,00
2.100,00
Estatístico
15
und
 R$      75,00
1.125,00
Deslocamento Gás + KM)
400
und
 R$         0,85
340,00
Hospedagem
5
und
 R$   600,00
3.000,00
Alimentação
18
und
 R$      20,00
360,00
Lanche Encontros
10
und
R$   700,00
0,00




0,00




0,00




0,00





Despesas Administrativas
2
%

352,41





Margem de Lucro
0
%

0,00





Total



18.320,48


DECLARAÇÃO DE CONTRAPARTIDA

O proponente se compromete a conceder do seu tempo na Coordenação geral do Projeto, na análise e organização conclusiva do relatório 40 horas que correspondem ao investimento de R$ 5.500,00 (cinco mil e quinhentos reais)

DECLARAÇÃO DE ADIMPLÊNCIA

Agendar junto a UFES para providenciar o atestado de eligibilidade junto aos órgãos da administração pública,


PLANO DE TRABALHO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Item
Atividade ou ação
Previsto/
Realizado
Mês
06/12
Mês
07/12
Mês
8/12
Mês
9/12
Mês
10/12
1.       
Ajuste do Cronograma
P




















R




















2.       
Mobilização/Critérios
P




















R




















3.       
Ambientação Município
P




















R




















4.       
Plano de Pesquisa – Estudo das Questões
P




















R




















5.       
Elaboração do Formulário

P




















R




















6.       
Testagem do Formulário
Definição Ações/Resp/Prazos
P




















R




















7.       
Revisão do Formulário
P




















R




















8.       
Pesquisa de Campo

P




















R




















9.       
Grupo Focal
P




















R




















10.   
Compilação dados
P




















R




















11.   
Análise de dados

P




















R




















12.   
Aplicação Oficina de Arte
P




















R




















13.   
Relatório Conclusivo
P




















R























PLANO E APLICAÇÃO
PLANO E APLICAÇÃO DOS RECURSOS





Discriminação
Quant.
Unid.
Val. Unit
Val. Total





Impostos
15
%

2.643,07





Custo Serviço Prestado



14.625,00





Serviços



5.600,00





*Horas Técnicas Coord.Dr.
28
Horas
 R$    120,00
3.360,00


minuto

0,00
Consultor




**Hora Téc. Coord. MSc
28
Horas
 R$      80,00
2.240,00





Despesas Outras



9.025,00
Assistente Projeto 1
28
und
 R$      75,00
2.100,00
Assistente Projeto 2
28
und
 R$      75,00
2.100,00
Estatístico
15
und
 R$      75,00
1.125,00
Deslocamento Gás + KM)
400
und
 R$         0,85
340,00
Hospedagem
5
und
 R$   600,00
3.000,00
Alimentação
18
und
 R$      20,00
360,00
Lanche Encontros
10
und
R$   700,00
0,00




0,00




0,00




0,00





Despesas Administrativas
2
%

352,41





Margem de Lucro
0
%

0,00





Total



18.320,48


CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO

DO CONCEDENTE:
I Parcela
R$ 9.160, 24 aos 10 dias de Junho 2012
II Parcela
R$ 9.160,24 aos 10 dias de Setembro de 2012 mediante prévia de relato conclusivo.


DO PROPONENTE: R$ 5.500,00 divididos dividido por 04 que corresponderão à primeira contrapartida no mês 07/12 a 10/12.


BIBLIOGRAFIA
 
CERQUEIRA FILHO, Gisálio e NEDER, Gizlene (coordenadores). Criminologia e Poder Político. Sobre Direitos, História e Ideologia. Coleção Brasileira de Criminologia. Rio de Janeiro: Editora Lúmen Júris, 2006.

CERQUEIRA FILHO. A ideologia do favor & A ignorância Simbólica da Lei. Rio de Janeiro: CEUEP, 1993.

GINZBURG, Carlo. Relações de Força, Cia. das Letras, São Paulo, 2002.

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Artigo A ARTE DE FAZER-SE PESCADOR ARTESANAL*
RAMALHO, Cristriano W. Noberto (Doutorando em Ciências Sociais, UNICAMP)
E-mail: cramalho@unicamp.br  Apoio: CNPq
Orientador: Prof. Dr. Fernando Antonio Lourenço (IFCH/UNICAMP)
http://alvaiazere11b.tripod.com/racismo.htm  - http://www.piuma.es.gov.br/

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