PROJETO
PESQUISA E INTERVENÇÃO
TÍTULO DO PROJETO
ENCARCERADAS
Reflexões sobre a Mulher
migrante, Vida na Periferia, Violência e Arte
CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A INSTITUIÇÃO
PROPONENTE
Somos cursistas do Programa de
Pós Graduação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça – NEAD UFES, Dra.
Profa Maria Beatriz Nader é nossa Coordenadora Geral e Msc Profa Cristiane
Araújo de Mattos nossa Coordenadora de tutoria Especialização GPP-GeR/UFES -
Advogada OAB-ES.
Nesta Especialização aprende-se a discutir sobre movimentos, planos, projetos, programas e políticas através dos quais a população brasileira enfrenta e rechaça as várias formas de preconceito, violência, segregação, homofobia e desrespeito a diversidade.
Nesta Especialização aprende-se a discutir sobre movimentos, planos, projetos, programas e políticas através dos quais a população brasileira enfrenta e rechaça as várias formas de preconceito, violência, segregação, homofobia e desrespeito a diversidade.
Nossa base de encontro é o Polo de Ensino à Distância da
UFES no município de Piúma –ES, sob a Coordenação de Polo Profa Castorina do Nascimento Calenzani.
Orientadas pelas Tutoras Presenciais Profa Pedagoga Alzimaira Layber Marcarini, Profa Bióloga Denize Mezadri de Almeida e Profa à distância Psicóloga Léa Bianchi.
Orientadas pelas Tutoras Presenciais Profa Pedagoga Alzimaira Layber Marcarini, Profa Bióloga Denize Mezadri de Almeida e Profa à distância Psicóloga Léa Bianchi.
Nosso envolvimento
e compromisso, portanto com as políticas públicas ocorre pelo objeto principal
que é alcançar o status de Gestor face ao aprendizado angariado pertinente ao nosso
objeto de estudo aonde praticamos compreender, monitorar, avaliar e aplicar nas
propostas e ações em vigor, sobretudo no que tange às políticas públicas
focadas em gênero e raça.
RESUMO DO PROJETO
No
início da especialização foi construído um blog cujo objetivo foi compartilhar
a importância da temática do Combate a violência de gênero, a partir dos
encontros do curso de Especialização de Políticas Públicas em Gênero e Raça.
Foi construído um questionário intitulado “Diagnóstico Histórico Afetivo
Cognitivo” a priori para ser aplicado no Sistema Prisional Feminino, o que foi
feito com 15 (quinze) respondentes do Sistema Prisional de BUBU (Cariacica). À
medida que os módulos avançaram percebeu-se que o foco estava para além do
Sistema prisional. O grupo compreendeu que a proposta deveria ser aplicada em
Piúma. Assim sendo delineamos uma ação a partir dos bairros Céu Azul e
Piuminas, a partir de dados de pesquisa social feita pelo grupo do NEI – Núcleo
de Estudos Indiciários, que aponta a população migrante do gênero feminino prevalecer
comor chefe de família.
Interessados em aplicar os
conhecimentos aqui angariados, decidiu-se pela manutenção do diagnóstico,
ajustando o questionário para o público migrante de gênero feminino com vistas
a identificar mulheres oriundas de outros estados /
regiões caracterizando o movimento migratório, o histórico e estrutura
familiar, suas características, suas experiências amorosas, as relações de
gênero, maternidade e a criação dos filhos (as), a prática religiosa, formação,
educacional, condição profissional e toda ordem de violência a que é submetida
no bairro onde vive enfim a sua trajetória. Após o diagnóstico realizado, proceder
a um grupo focal para confirmar dados revelados e a proposição de uma Oficina
combinando as várias formas de arte que
possibilite à Encarcerada de Piúma (migrante, residente da periferia,
discriminada pela cor da pele, sem acesso á educação e mercado de trabalho
formal) para desta forma contribuir com a saúde e fortalecimento
emocional do público alvo.
Palavras- chave: mulher migrante, vida na periferia,
violência, arte.
PROJECT SUMMARY
In the early specialization was built a blog aimed to share the importance of the theme for Combating gender violence, from the meetings of the specialization of Public Policy on Gender and Race. Built a questionnaire entitled "Cognitive Affective Diagnosis History" a priori to be applied in Male Prisons, which was done with 15 (fifteen) respondents BUBU Prison System (Cariacica). As the modules progress realized that the focus was beyond the prison system. The group understood that the proposal should be implemented in Piúma. Therefore we outline an action from the Blue Sky and Piuminas neighborhoods, from the data of social research done by the group of NIS - Center for Research evidentiary, pointing to migrant population female householder prevail comorbidities. Interested in applying knowledge raised here, it was decided to maintain the diagnosis, adjusting the questionnaire to the audience of female migrants in order to identify women from other states / regions characterizing the migration, the history and family structure characteristics , their love relationships, gender relations, motherhood and raising children (as), religious practice, training, education, professional position, and all kinds of violence that is submitted in the neighborhood where he lives his short career. After the diagnosis made, conduct a focus group to confirm data revealed and propose a workshop combining various art forms that enables the Piúma Jailed for (migrant, resident of the periphery, broken down by skin color, without access to education and market formal labor) to thereby contribute to strengthening health and emotional audience.
Keywords: migrant women living in the suburbs, violence, art.
JUSTIFICATIVA
A população piumense nas últimas
décadas vem sendo tomada pela crescente violência a qual dia a dia ganha
contornos mais sólidos. A comunidade insegura se pergunta de onde vem este
movimento, quais questões são imperativas para uma sociedade, outrora pacata, cujo
município, praticava a pesca desde os índios Puris e o olhar acusador recai
então sobre os imigrantes, os tantos que movidos pela oportunidade
profissional, convite de parentes, buscando melhoria de vida chegaram e chegam
à Piúma para se alocarem na construção civil, nas terceiras da planta Samarco,
trabalho no segmento de turismo ou mesmo no serviço público estes em reduzida
quantidade.
Na Ilha de Piúma no século XIX o
alto poderio pesqueiro atraiu as famílias inglesa (Taylor) e alemã
(Bourguignon). Hoje a pesca, com o artesanato de conchas e com reciclados,
costura são atividades que geram renda, sendo estas as opções profissionais das
mulheres dos dois bairros.
A demografia piumense passaria
por uma forte transformação a partir da industrialização, dos novos postos de
trabalhos ofertados e o movimento migratório relevante que influi radicalmente
na mudança de comportamento da então sociedade, inserindo um elemento até então
desconhecido: a violência e mais especificamente contra a mulher, a mesma
mulher que trazia filhos e / ou família para sobreviver ao meio e ao ambiente. É a
violência marcando e perpassando a vida daquela que foi criada para ser a
priori doce, acolhedora, receptiva e cuidadora, segundo a identidade construída
e imputada ao gênero feminino.
(NADER, 2009) cita no seu artigo
a existência da diferença numérica entre os sexos que marca a crescente
supremacia do sexo feminino na faixa etária de 10 a 70 anos. O homem só era
maioria na faixa etária de 0 a 4 anos e de 5 a 9 anos. Explica ainda que este universo
de pessoas além de não terem qualificação devida para ocupar os postos da
atividade formal, apresentava condições de acesso restritivas.
Temos então o reduzido espaço
físico do município, a oferta de trabalho x demanda imigrante, ausência de
projeto por parte dos órgãos público que deveria antever esta demanda
resultando estas variáveis em um inchaço populacional em áreas periféricas o
que trouxe a desordem, descontrole e por conseguinte a violência. Na escala de
poder pela característica vulnerável observou-se, sobretudo a violência
direcionada à mulher.
Credita-se a crescente violência
a uma questão da organização social, a desocupação, a ociosidade dos jovens, a
vida estreita que provoca a violência, inúmeros homicídios, dados que expressam
o exposto no artigo (NADER, 2009)
Sabe-se que as
terceira e quarta gerações desta comunidade, busca delinear e se resgatar
através da arte e cultura e de
oportunidade local, tais como o trabalho das catadeiras, desfiadeiras, o
turismo cultural apesar da falta de infra estrutura.
OBJETIVO GERAL
Realizar o “Diagnóstico
Histórico Afetivo Cognitivo”, proceder ao grupo focal com
vistas a confirmar dados revelados e na sequência aplicar uma Oficina
combinando as várias formas de arte que
possibilite à Encarcerada de Piúma (gênero feminino, migrante, residente na
periferia, discriminada pela cor da pele, sem acesso á educação e mercado de
trabalho formal) para desta forma contribuir com
a saúde e fortalecimento emocional deste público alvo
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Investigar e identificar mulheres oriundas de outros estados /
regiões caracterizando o movimento migratório;
-Levantar o histórico, estrutura familiar, formação educacional,
;
-Identificar suas características, experiências amorosas e as
relações de gênero;
-Investigar experiência da maternidade e a criação dos filhos
(as);
-Identificar práticas religiosas;
-Confirmar dados através de Grupo
Focal
-Organizar e Analisar informações
colhidas a fim de construir uma Oficina de Arte que no seu escopo haja
proposições que contribuam para a elevação da auto estima das participantes, levando-as
a identificar outras e melhores possibilidades de condição de vida.
METAS/PRODUTOS/RESULTADOS
ESPERADOS
A meta é realizar
aplicação entre 15 a 20 questionários para compilação e composição do “Diagnóstico Histórico Afetivo
Cognitivo”, dando sequência ao grupo focal nos bairros Céu Azul e
Piuminas em parceria com Escolas da Rede Pública para utilização das suas salas
para melhor discernir indícios apurados
e aspectos objetivados, encerrando o movimento investigativo com a
Oficina de artes em um turno que poderá ser manhã ou tarde. Em todos os
encontros o grupo oferecerá um lanche às participantes.
Os produtos a
serem construídos são o questionário (Anexo 1); o roteiro do Grupo Focal (Anexo
2); o Roteiro da Oficina de Artes combinadas intitulada “Essência e Existência do SER”. Trata do
auto delineamento da essência, através da fala do sujeito tendo como foco o
despertar da sua Identidade, subjetividades e delimitação das vulnerabilidades (Anexo 3), Formulário de Avaliação dos Participantes (Anexo 4)
Os resultados
passam pela compilação e análise de dados gerando informações úteis ao ambiente
acadêmico, aos órgãos públicos e ONGS com vistas a contribuição na elaboração
de planos, programas e projetos pelas autoridades competentes em suas
instâncias as quais possam resignificar a condição do público focalizado.
PÚBLICO ALVO
Pessoas oriundas de outros estados, residentes no mínimo há cinco anos
nos bairros Céu Azul e Piuminas, entre 20 e 30 anos de idade, gênero feminino,
mães, chefes de família que chegaram buscando melhores condições de vida.
METODOLOGIA/ESTRATÉGIA
DE AÇÃO
A proposta metodológica possui elementos de continuidade e ruptura com
procedimentos metodológicos das ciências sociais, ainda devedores do paradigma
positivista. Assim, sem deixar de lado o paradigma racional-indutivo
(continuidade), introduzimos o paradigma indiciário de base analítica
(ruptura). Tal metodologia tem o propósito de superar a dicotomia ainda existente
entre racionalidade e irracionalidade, assim como dar conta da dimensão do
imaginário e da fantasia (inerente ao humano), a partir de pistas ou sintomas
tomados como sinais. A operacionalização do presente projeto iniciar-se-á aos
seis dias de Junho de 2012 quando junto aos representantes da comunidade e
presidentes das associações de bairro buscaremos residentes que se encaixem no
perfil delineado; a partir daí com nomes e endereços iremos ao encontro das
prováveis participantes da pesquisa e nas suas residências aplicaremos o
questionário. Cumprida esta etapa, após a compilação já com o Diagnóstico
pronto, serão selecionadas até 24 participantes, 12 de cada bairro para o grupo
focal que confirmará os indícios. Finalizando 20 a 24 participantes serão
convidadas para participar da Oficina de Arte que terá a duração de 04 horas
por dois meses consecutivos.
onsiderando a
formação de algumas participantes serem oportunas para o trabalho as Oficinas
terão na sua condução 02 psicólogas e duas assistentes sociais, alternando as
semanas de trabalho.
As parcerias serão
firmadas com Associações dos Bairros, Ação Social Municipal, Samarco, Escola
Estadual Filomena Quitiba Direrora Fabiana Rodrigues Taylor Costa.
Após a realização dos questionários de no mínimo 51% do estimado,
os dados serão compilados, registrados em planilha excell, analisados os
indícios, dados e particularidades dos temas: Mulher migrante, Vida na
Periferia, Violência e Arte e suas interfaces para composição do estudo que
contribuição na produção do conhecimento e ações.
MODELO QUESTIONÁRIO QUE SERÁ
APLICADO (ANEXO 1)
TÍTULO
ENCARCERADAS
(Levantamento da
História da origem, família, trajetória das relações afetivas e acesso ao
aprendizado)
SUBTÍTULO
Reflexões sobre Mulher
migrante, vida na periferia, Violência e Arte
Leremos as questões e
opções de respostas. Você indica o que devo marcar. Esta entrevista objetiva
levantar dados especificamente de mulheres oriundas de outros estados / regiões caracterizando o
movimento migratório, levantar o histórico (estrutura
familiar, formação educacional), identificar suas características, experiências
amorosas e as relações de gênero; investigar experiência da maternidade,
criação dos filhos (as), práticas religiosas. Os dados serão utilizados na construção do Projeto
para o Blogfólio do GPPPeR da Universidade Federal do Espírito Santo (NEAD-UFES).
Caso sinta-se desconfortável em responder a qualquer
questão, abstenha-se.
Histórico/Demografia:
Do Nascimento
1)
Quando: Dia
Mês Ano Idade
2)
Onde: ( ) Brasil (
) Estrangeiro naturalizado (a)
País________________
Cidade____________Estado___________Onde
foi criada_____________
Caso
tenha vindo de outro estado brasileiro, qual o motivo da
mudança?____________________________________________________
3)
Em que localidade da
cidade onde vive sua residência está?
( ) Periferia (margeando a cidade) Nome
bairro___________________
( ) Bairro central da cidade Nome bairro ________________________
( )
Região rural (chácara, sítio, fazenda, aldeia)
( ) Outro: __________
4)
Como é formado o
grupo que você morava? (responder a mais de um)
( ) Parentes (vinculação sanguínea – avós, pais, filhos, irmãos, tios, primos)
( ) Próximos (marido, mulher, sogro, sogra,
filhos adotivos) Quantos no total _______
( ) Outros (empregada, amigos) (
) Sozinha
5)
Estado Civil anterior
À MUDANÇA DE ESTADO
( ) Solteira
( ) Casada ( )
Separada / Divorciada ( )
Viúva ( ) Vive com companheira ( )
Vive com companheiro
Atual_______________________________________________________________
6)
Quantos filhos
nascidos vivos você tem no total hoje?
( ) Nenhum
( ) Um (
) Dois ( ) Três
( ) Quatro ( )
Cinco
( ) Mais. Quantos ao todo? ______ ( )
Não sabe ( ) Número Abortos_____
7)
No seu trabalho
principal, você atuava: (anterior à mudança)
(
) Assalariada com CTPS (inclusive empregada doméstico)
(
) Atividade comercial ( ) Comissionada ( )
(
) Trabalhava por conta própria/ autônoma/ ( )
Proprietária, empregadora
(
) Trabalhava em família com remuneração variável / incerta
(
) Prestava serviço assistencial ou religioso com remuneração simbólica.
( )
Estagiária remunerado ( ) Bolsista (
) Não trabalhava
8)
Qual ERA a sua
renda familiar mensal no Estado de origem?
( ) Menos de 1 salário mínimo (até R$350)
( ) De um a dois salários mínimos (entre
R$545 e R$1.094)
( ) De dois a cinco salários mínimos (entre
R$1.095 e R$1.635)
( ) De cinco a dez salários mínimos (entre
R$1.636 e R$ 3.450)
( )
Acima do último valor mencionado
( ) Prefiro não declarar
Atualmente R$ __________________________________________
9)
Qual ERA sua participação na vida
econômica do grupo familiar?
( ) Não trabalhava, era sustentada pela
família ou outras pessoas
( ) Trabalhava mas precisava da ajuda da
família ou outras pessoas
( ) Trabalhava e assumia seu sustento
( ) Trabalhava, assumia seu sustento e ajudava
parcialmente a família
( ) Trabalhava sendo a principal responsável
pelo sustento da família
10. Em relação à cor da pele, você se considera:
( ) Branca
( ) Parda ( )
Afro descendente / Negra ( ) Amarela (oriental) (
) Vermelho (indígena) ( ) Ruiva de nascença (cabelo)
11) Qual ERA seu sonho, desejo ou plano que acalentava para sua
vida ao chegar em Piúma? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Cognitivo: (Processo cognitivo é
a realização das funções estruturais da representação (idéia ou imagem que
concebemos do mundo ou de alguma coisa) ligadas a um saber referente a
um dado objeto)
12) Qual seu grau máximo de escolaridade?
( ) Ensino fundamental incompleto (
) Completo
( ) Ensino médio incompleto (
) Completo ( ) Supletivo (EJA/Prova única)
( ) Ensino superior incompleto (
) Completo ( ) Especialização
Idade que iniciou os
estudos_________________Idade que parou dos estudos________ Porque parou de
estudar?__________________________________________________
13) Escola: ( ) Pública
( ) Particular ( )
Cooperativa ( ) Outra
14) Qual matéria mais gostava __________e a que menos gostava
____________
15) Aprende melhor: ( )vendo imagens (
)ouvindo ( ) lendo textos ( ) repetindo a ação ( )
16) Você sonha em? ( ) preto/branco ( )
colorido Lembra?
( ) sim ( )
não
Imagem que se repete com freqüência nos seus sonhos, se houver
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
17) Qual mão escreve?
( ) direita natural ( ) direita por estimulação ( ) esquerda ( ) com as duas mãos
18) Você se expressa melhor de que forma? ( ) falando
( ) escrevendo textos
19) Gosta mais de qual paladar/sabor:
( ) salgado
( ) doce ( )
amargo ( ) apimentado ( )
azedo
Afetivo:
20) Em relação à orientação sexual, você sente:
( ) Heterossexual (atração pelo sexo oposto)
( ) Bissexual (atração pelos sexo feminino e
masculino)
( ) Homossexual (atração pelo mesmo sexo)
( ) Transexual ou transgênero (não se
identifica com seu sexo biológico)
( ) Nada a declarar
21) Idade/Período que ocorreu:
I Namoro
firme________I relação sexual_________
I Gravidez______I aborto____________I vez sentiu abandono____Usou
drogas________Qual_________________________________
Foi abusada / agredida
alguma vez ( ) sim ( )
não Pode relatar? ______________________________________________________________________
22) O que você acredita que a trouxe até Piúma?
( )
planos e metas de melhoria e influência de terceiros
( ) necessidade (fome, insegurança, perdas,
desespero, vícios)
( ) amor profundo por alguém, não dá para
descrever
( ) ilusão, devaneio, fantasia e desejo de uma
vida mais fácil
23) O que mais chama atenção em uma pessoa para relacionar-se
afetivamente?
( ) poder / status, ser olhada com temor,
respeito, independência
( ) proteção/garantia de segurança e da sua
família
( )
vida lôka (baladas, festas, curtição, agito, satisfação imediata)
24)
Recebe visitas com regularidade? ( ) sim
( ) não
( ) Parentes (vinculação sanguínea – avós,
pais, filhos, irmãos, tios, primos)
( ) Próximos (marido, mulher, sogro, sogra,
filhos adotivos) ( ) Outros (amigos)
25) Você acreditava em Deus? (
) sim ( ) não
Atualmente pratica alguma religião: ( )
sim (
) não Qual?_____________
ROTEIRO GRUPO FOCAL (ANEXO 2)
Bloco I – Introdução – História da chegada ao bairro: Mito fundador
ü Fale um pouco sobre vocês, sua história?
ü É natural do município? Onde nasceram?
ü Quando e porque vieram para este município? (Piúma)?
ü Quando e porque vieram para esse bairro?
ü
Quais
expectativas tinham? Essas
expectativas foram atendidas?
Sempre
moraram neste bairro? Contem um pouco sobre como era o bairro quando você
chegou?
a)
Infra-estrutura (saneamento,
iluminação, pavimentação, drenagem etc).
b)
População: características culturais, sociais, econômicas etc.
c)
Quais os aspectos positivos? (o que era bom)
d)
Quais os aspectos negativos? (o que deixava a desejar)
E
sobre o relacionamento com os vizinhos, o que você poderia falar?
Havia
algum grau de associação/mobilização da comunidade?
Quais as
primeiras impressões e percepções quando chegou?
Neste
tempo em que você mora aqui, o que mais lhe marcou? (acontecimento, fenômeno,
sentimento etc)
BLOCO 2 –
Percepções do Município
E hoje, como é morar em (Piúma)?
Como avalia o município em:
- Infra-estrutura / Saneamento
- Lazer/esportes/cultura
- Segurança / Saúde / Educação
Tem conhecimento sobre os
investimentos na região (Samarco, Petrobrás, CSU)? Tem conhecimento? Como você
acredita que isso pode afetar sua vida e da sua família?
Com relação a preconceito,
violência, trabalho o que percebem sobre estas questões?
Bloco III – Percepções sobre o Bairro
E agora, pensando mais na
realidade próxima a vocês. Como avaliam :
- Infra-estrutura / Saneamento
- Lazer/esportes/cultura
- Segurança / Saúde / Educação
Em relação às mulheres migrantes,
o que poderia dizer a respeito?
- Acesso a educação
- Acesso a saúde
- Emprego
- Áreas de lazer e atividades culturais
Existem programas ou projetos sociais focalizados na arte, lazer, cultura,
melhoria da renda? O que poderia dizer sobre esses programas?
Em sua opinião qual tem sido o
papel da administração pública no
enfrentamento da violência de uma forma geral?
ROTEIRO OFICINA DE ARTES (ANEXO
3)
Oficina “Essência e Existência do SER”.
Objetivo: Trata do auto delineamento da
essência, através da fala do sujeito, focalizando o despertar da sua
identidade, subjetividades e delimitação das vulnerabilidades.
CH
|
Atividade
|
Para que?
|
Recursos
|
01:00
|
Aquecimento
– Jogo da letra
Levantamento
expectativas e contratualização:
O
que vamos fazer?
O
que devemos evitar?
Abertura
da Oficina / Exercício do Brasão
(Metodologia:
Exposição Falada com Fundo Musical)
|
Integrar
e proporcionar melhor conhecimento de cada um dos participantes podendo
reconstruir sua imagem e identidade.
|
Cartolina
(01) para cada dois participantes. Cortar ao meio. Cavalete e pincel atômico.
Orientação da dinâmica. Revistas, cola, tesouras, hidrocôr, lápis de
cor/cera. Revistas para cortar.
|
01:00
|
Introdução
ao trabalho individual com o livro, orientação para formação dos grupos para
a tarefa seguinte (trabalho com fundo musical suave)
|
Esclarecer,
dar direção, fortalecer, criar um elo / vínculo onde todos consigam
visualizar a sua importância neste universo.
|
Um
livro que precisa de um nome, folhas flip chart, cavalete, pincel atômico,
violão, folhas A4, lápis.
|
01:30
|
Os
grupos constituídos escolherão com apoio e orientação do Musicista uma letra
de música para parodiar a trajetória do entrelaçamento das suas histórias.
|
Traçar
uma linha histórica de cada vida, entrelaçando às outras vidas remetendo ao
convívio social, provocando o uso dos seus recursos intelectuais, do ritmo,
da criatividade para a preparação final.
|
Data Show (Slides) Power Point, Cavalete,
Folhas Flip chart e Canetas Pilot, Violão/Musicista
|
01:30
|
Alinhamento e Apresentação de cada grupo. Sugiro
a entrega de certificado com caixa de bombom para cada grupo.
|
Consolidar o trabalho, Avaliar a Oficina, Ouvir a
música e Comemorar os resultados alcançados.
|
Formulário Avaliação de Reação, Mensagens
impressas em pequenos cartões, bombons. Violão/Musicista.
|
PRAZO
O prazo deste Projeto refere-se
especificamente a APLICAÇÃO QUESTIONÁRIO, REALIZAÇÃO DE DOIS GRUPOS FOCAL (UM
EM CADA BAIRRO) E A CONCRETIZAÇÃO DE OFICINA DE ARTE ESSÊNCIA E EXISTÊNCIA,
INICIANDO AOS SEIS DIAS DE JUNHO, ESTENDENDO-SE ATÉ TRINTA DIAS DE OUTUBRO DE
2012.
SUSTENTABILIDADE
Compreende-se que o envolvimento
das parcerias mencionadas a partir da constatação e demonstração dos resultados
aos mesmos, tais como a interação do público alvo e a melhoria da sua expressão
emocional, favorecendo melhores condições de nas suas vidas a partir do
protagonismo do gênero feminino, dão pistas que com a visita mensal, orientação
e suporte a continuidade do Projeto será viabilizado nos bairros, bem como
estendido a bairros vizinhos a partir da formação de multiplicadores para esta
finalidade.
DETALHAMENTO
DOS CUSTOS
Investimento
/ Orçamento
PLANILHA DE CUSTO SERVIÇOS
|
||||
Discriminação
|
Quant.
|
Unid.
|
Val. Unit
|
Val. Total
|
Impostos
|
15
|
%
|
2.643,07
|
|
Custo Serviço
Prestado
|
14.625,00
|
|||
Serviços
|
5.600,00
|
|||
*Horas
Técnicas Coord.Dr.
|
28
|
Horas
|
R$ 120,00
|
3.360,00
|
minuto
|
0,00
|
|||
Consultor
|
||||
**Hora Téc.
Coord. MSc
|
28
|
Horas
|
R$ 80,00
|
2.240,00
|
Despesas
Outras
|
9.025,00
|
|||
Assistente
Projeto 1
|
28
|
und
|
R$ 75,00
|
2.100,00
|
Assistente
Projeto 2
|
28
|
und
|
R$ 75,00
|
2.100,00
|
Estatístico
|
15
|
und
|
R$ 75,00
|
1.125,00
|
Deslocamento
Gás + KM)
|
400
|
und
|
R$ 0,85
|
340,00
|
Hospedagem
|
5
|
und
|
R$ 600,00
|
3.000,00
|
Alimentação
|
18
|
und
|
R$ 20,00
|
360,00
|
Lanche
Encontros
|
10
|
und
|
R$ 700,00
|
0,00
|
0,00
|
||||
0,00
|
||||
0,00
|
||||
Despesas
Administrativas
|
2
|
%
|
352,41
|
|
Margem de
Lucro
|
0
|
%
|
0,00
|
|
Total
|
18.320,48
|
DECLARAÇÃO
DE CONTRAPARTIDA
O proponente se compromete a
conceder do seu tempo na Coordenação geral do Projeto, na análise e organização
conclusiva do relatório 40 horas que correspondem ao investimento de R$
5.500,00 (cinco mil e quinhentos reais)
DECLARAÇÃO
DE ADIMPLÊNCIA
Agendar
junto a UFES para providenciar o atestado de eligibilidade junto aos órgãos da
administração pública,
PLANO
DE TRABALHO
CRONOGRAMA
DE EXECUÇÃO
Item
|
Atividade
ou ação
|
Previsto/
Realizado
|
Mês
06/12
|
Mês
07/12
|
Mês
8/12
|
Mês
9/12
|
Mês
10/12
|
|||||||||||||||
1.
|
Ajuste do
Cronograma
|
P
|
||||||||||||||||||||
R
|
||||||||||||||||||||||
2.
|
Mobilização/Critérios
|
P
|
||||||||||||||||||||
R
|
||||||||||||||||||||||
3.
|
Ambientação Município
|
P
|
||||||||||||||||||||
R
|
||||||||||||||||||||||
4.
|
Plano de Pesquisa –
Estudo das Questões
|
P
|
||||||||||||||||||||
R
|
||||||||||||||||||||||
5.
|
Elaboração do
Formulário
|
P
|
||||||||||||||||||||
R
|
||||||||||||||||||||||
6.
|
Testagem do
Formulário
Definição
Ações/Resp/Prazos
|
P
|
||||||||||||||||||||
R
|
||||||||||||||||||||||
7.
|
Revisão do
Formulário
|
P
|
||||||||||||||||||||
R
|
||||||||||||||||||||||
8.
|
Pesquisa de Campo
|
P
|
||||||||||||||||||||
R
|
||||||||||||||||||||||
9.
|
Grupo Focal
|
P
|
||||||||||||||||||||
R
|
||||||||||||||||||||||
10.
|
Compilação dados
|
P
|
||||||||||||||||||||
R
|
||||||||||||||||||||||
11.
|
Análise de dados
|
P
|
||||||||||||||||||||
R
|
||||||||||||||||||||||
12.
|
Aplicação Oficina
de Arte
|
P
|
||||||||||||||||||||
R
|
||||||||||||||||||||||
13.
|
Relatório
Conclusivo
|
P
|
||||||||||||||||||||
R
|
PLANO
E APLICAÇÃO
PLANO E APLICAÇÃO DOS RECURSOS
|
||||
Discriminação
|
Quant.
|
Unid.
|
Val. Unit
|
Val. Total
|
Impostos
|
15
|
%
|
2.643,07
|
|
Custo Serviço
Prestado
|
14.625,00
|
|||
Serviços
|
5.600,00
|
|||
*Horas
Técnicas Coord.Dr.
|
28
|
Horas
|
R$ 120,00
|
3.360,00
|
minuto
|
0,00
|
|||
Consultor
|
||||
**Hora Téc.
Coord. MSc
|
28
|
Horas
|
R$ 80,00
|
2.240,00
|
Despesas
Outras
|
9.025,00
|
|||
Assistente
Projeto 1
|
28
|
und
|
R$ 75,00
|
2.100,00
|
Assistente
Projeto 2
|
28
|
und
|
R$ 75,00
|
2.100,00
|
Estatístico
|
15
|
und
|
R$ 75,00
|
1.125,00
|
Deslocamento
Gás + KM)
|
400
|
und
|
R$ 0,85
|
340,00
|
Hospedagem
|
5
|
und
|
R$ 600,00
|
3.000,00
|
Alimentação
|
18
|
und
|
R$ 20,00
|
360,00
|
Lanche
Encontros
|
10
|
und
|
R$ 700,00
|
0,00
|
0,00
|
||||
0,00
|
||||
0,00
|
||||
Despesas
Administrativas
|
2
|
%
|
352,41
|
|
Margem de
Lucro
|
0
|
%
|
0,00
|
|
Total
|
18.320,48
|
CRONOGRAMA
DE DESEMBOLSO
DO CONCEDENTE:
I Parcela
|
R$ 9.160, 24 aos
10 dias de Junho 2012
|
II Parcela
|
R$ 9.160,24 aos
10 dias de Setembro de 2012 mediante prévia de relato conclusivo.
|
DO PROPONENTE: R$
5.500,00 divididos dividido por 04 que corresponderão à primeira contrapartida
no mês 07/12 a 10/12.
BIBLIOGRAFIA
CERQUEIRA
FILHO, Gisálio e
NEDER, Gizlene (coordenadores). Criminologia e Poder Político. Sobre Direitos,
História e Ideologia. Coleção Brasileira de Criminologia. Rio de Janeiro:
Editora Lúmen Júris, 2006.
CERQUEIRA
FILHO. A
ideologia do favor & A ignorância Simbólica da Lei. Rio de Janeiro: CEUEP,
1993.
GINZBURG, Carlo. Relações de Força,
Cia. das Letras, São Paulo, 2002.
KEHL, Maria Rita. A frátia órfã:
conversas sobre juventude. São Paulo: Olho d’Água, 2008.
LEGENDRE, P. O amor do censor: ensaio
sobre a ordem dogmática. Rio de Janeiro: Forense Universitária: Colégio
Freudiano, 1983.
RODRIGUES, Márcia B.F. “Razão e
Sensibilidade: reflexões em torno do paradigma indiciário” In Revista
Dimensões. Vitória:Universidade Federal do Espírito Santo- CCHN, nº 17, 2005,
pp.213-221.
RUSCHE, Georg e KIRCHHEIMER, Otto.
Punição e Estrutura Social. Tradução, revisão e nota introdutória Gizlene
Neder. Rio de Janeiro: Editora Revan, 2004.
SOARES, Gláucio Ary Dillon. Não
Matarás, desigualdade e homicídios. Rio de Janeiro: FGV, 2008.
ZIZEK, Slavoj. “O espectro da
ideologia” in Um Mapa da ideologia. (Org.) Slavoj Zizek. Rio de Janeiro:
Contraponto, 1996.
NADER, Maria Beatriz.Cidades, aumento
demográfico e violência contra a mulher: o ilustrativo caso de Vitória – ES.
In. Dimensões – Revista de História da UFES. N°23 p.156-171.2009
GUEDES,
Marcela Ataíde,
Psicologia Ciência e profissão, 26 (4), 558 – 569, 2006
Artigo A ARTE DE FAZER-SE PESCADOR
ARTESANAL*
RAMALHO, Cristriano W. Noberto (Doutorando
em Ciências Sociais, UNICAMP)
E-mail: cramalho@unicamp.br Apoio: CNPq
Orientador: Prof. Dr. Fernando
Antonio Lourenço (IFCH/UNICAMP)
http://alvaiazere11b.tripod.com/racismo.htm - http://www.piuma.es.gov.br/
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