quinta-feira, 31 de maio de 2012

Módulo V Unidade 2 - Reflexões

Por Maria Rita de Cássia Sales
Entre tantas outras questões citadas o impacto da globalização de maior relevância foi a de conciliar a inserção externa e o crescimento econômico e a garantia do grau de autonomia decisória nacional
No que tange ao monitoramento de ações, projetos, programas e planos de governo pode-se afirmar que é um desafio implementar tais programas  (PPA) por esta razão, torna-se relevante a criação de um sistema para tal finalidade e que seja capaz de associar dados e informações que respaldem a implementação.
Mapear perfil, demandas do público alvo (similar ao SNIG + IBGE + DFID + UNIFEM) . As possibilidades são inúmeras desde que sejam considerados as vertentes acima mencionadas.
O PNPM transferiu sabiamente para o Comitê de Articulação e Monitoramento a responsabilidade pela condução do processo abordada no  CNPM aonde os Ministérios, Secretarias, Casa Civil, IPEA e a FUNAI associados à sociedade civil entre outras articulações culminam na constituição da Portaria n 36 de 7 de Maio de 2009 (03 anos hoje), um grupo de trabalho, composto por representantes que acompanham, propõem, estabelecem metodologia de monitoramento, avaliam as atividades e difundem o PLANANPIR.
Deve-se considerar alguns fatores no momento de elaborar políticas públicas de gênero e raça, tais como indicadores sociopopulacionais que permitam identificar o volume e o perfil socioeconômico das populações  e dos grupos-alvo das ações implementadas. Além disto há que se observar as demandas de cada grupo de forma que sejam satisfeitas as necessidades focalizadas.
Os indicadores são instrumentos de controle social e compõem o processo de avaliação. Capazes de observação e indicativos de sucesso e fracasso. Faz parte a base de dados federais, estaduais e municipais por observação de questionários, grupos focais e entrevistas. Os indicadores são quantitativos (quantidade), qualitativos (análise crítica do discurso). Podem ser Indicadores de diagnóstico, de formulação, de implementação e de avaliação. São encontrados nas fontes estatísticas ( censo demográfico, pesquisa nacional de amostra por domicílio IBGE, pesquisas amostrais específicas, registros administrativos e pesquisas nos ministérios, estatísticas vitais.
Podem ser utilizadas também PME, ECINF, POF e PIBMunicipais.

Os objetivos e as metas fixados em nível nacional para a promoção da igualdade de gênero e raça no Brasil que devemos destacar aqui são:
- Incorporar as dimensões de gênero e raça/etnia entre os objetivos estratégicos;
 - Fortalecer a democracia, com igualdade de gênero, raça e etnia, e a cidadania com transparência, diálogo social e garantia de direitos humanos;
- Estimular e apoiar a elaboração de estudos sobre temas específicos;
- Ampliar diálogo com as instituições responsáveis pela produção das estatísticas oficiais no país (IBGE entre outros).
Como se delineia e se aplica o processo de planejamento governamental e de previsão de orçamento público para a implementação de políticas com recorte de gênero e raça foi o tema abordado com muita propriedade neste módulo.
A diferenciação entre planos, programas e projetos (ações); indicadores; constituição dos comitês, PPA, LDO, LOA, LCO, PNPM, Agendas e articulações agregadas foi de extrema importância para a ampliação da minha visão sobre este tema.
Muitas conjecturas surgiram durante este estudo. A mais significativa foi a seguinte reflexão: se tudo é tão estruturado, construído, delineado como submeter e proteger Projetos, Programas, Políticas de um Congresso Nacional tão Egóico, Corrupto e Aético como o existente na nossa nação?
Nas empresas as diretorias são várias e gostando ou não precisam olhar na mesma direção em prol de um bem comum. Na empresa privada não se cria leis auto-protetivas e discriminatórias (colarinho branco não pode ser algemado por exemplo)...
Lembrou-me a confusão e complexidade que é alinhar ideias de cunho divergente.
Angustiou-me saber sobre o risco de submeter as boas intenções de igualdade daqueles que tornam as diferenças mais catastróficas.

Bibliografia - Módulo V Unidade 2– Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça/GPP-GeR

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