sábado, 10 de dezembro de 2011

OBJETIVOS DO MÓDULO III

Por Maria Rita Sales
Unidade: 4 Módulo III alcançou seus principais objetivos, tais como:

Demonstrar a formação e trajetória do moderno movimento negro, percorrer como foram provocados os debates e discussões sobre as demandas, construção das agendas, focalização da agenda antirracista, sexista que hoje vem sendo negociada pelos/as ativistas dos movimentos negro e de mulheres negras, atualmente no Brasil.

Trouxe questões de suma importância tais como:
Formas de organização e mobilização a que homens negros e mulheres negras recorreram após a Abolição, no Brasil: que teve por primeira providência deixar de ser um e tornarem-se coletivos, desfrutando de espaços onde podiam desfrutar juntos e fortes de entretenimento (clubes, bailes, festas); adotar a política de ingresso à mídia (veiculação de jornais) com notícias que identificavam e denunciavam atitudes intolerantes à cor (racistas e sexistas). Os espaços próprios de sociabilidade onde não sofriam ameaças de serem constrangidos tornaram-se espaços de fortalecimento da identidade africana no Brasil pois faziam sua cultura reverberar aos quatro cantos. Alcançaram o status de “elites negras” por se diferenciarem inclusive dos seus congêneres.
Sua trajetória política do Movimento Negro e do Movimento de Mulheres Negras, começou a partir da assistência aos “associados”, formaram grupos de professoras que ensinavam adotando a política itinerante de forma que alcançavam muitas pessoas. Ensinavam o que chamavam de Educação Moral e Cívica (alfabetização). Estas ações percorreram vários estados brasileiros até a desmobilização em Getúlio Vargas que impossibilitou a formação, consolidação e perpetuação de todo e qualquer partido que fizesse oposição aos objetivos pelo seu governo como cita Bóris Fausto na sua obra.
Na Ditadura ainda oprimidos pelo Regime, começaram gradativamente e silenciosamente a tecerem, articularem até que nas duas últimas décadas a partir dos estudos feitos pelos próprios intelectuais que tinham a pele marcada pela cor como as intelectuais Maria Beatriz e Lélia Gonzalez que citam nos seus estudos a formação de miríades ações e movimentos (UHC e Teatro Experimental) que se tornaram Seminários, Encontros Estaduais, Nacionais, Conferências que determinaram a partir da década de 80 vez e voz, assento e agenda para políticas públicas focalizadas de forma bem específica aos problemas vividos pelas mulheres negras.
As reivindicações e s estratégias do Movimento Negro, em diferentes cenários políticos, para enfrentamento dos preconceitos e do racismo foram muitas, mas uma que muito me impactou foi o direito à fecundidade pois esterilizavam as mulheres de forma que a raça não se perpetuasse ainda na carona da estratégia de embranquecimento do país, contra a fala poética e equitativa de Gilberto Freire quando ao país Brasil que harmonizava sua miscigenação o que foi comprovado nas unidades anteriores. Ser uma falácia descabida.
Outras reivindicações normais e naturais a todo cidadão: direito a existir, a trabalhar dignamente e não com restos do mercado, acesso à educação, voz nos grupos de discussão e decisões que afetavam e afetam o cidadão brasileiro.
Após a leitura do texto é inegável dizer que os movimentos marcam lentamente, mas fortemente as principais conquistas da mulher e militante negra: a visibilidade através do movimento “Black Power” Poder Preto/Negro onde a identidade empoderou-se, usando roupas nada pastéis, pelo contrário coloridas e repleta de acessórios, o lamento do canto e poder cantar, a autoridade e assento nos meios de discussão, a atividade sobretudo na área cultural (Lea Garcia, Ruth de Souza), acesso ao estudo (ainda em menor freqüência), mas que tem aumentado gradativamente. E hoje acesso a assembléias, projetos políticos organizações, esporte,educação, movimentos, associações todos na condição de legisladores da condição negra de ser.
Além das reivindicações, hoje os militantes ativistas formam redes de controle do poder público, recrutando comunicólogos, advogados, articuladores políticos, cientistas sociais para amparar, informar e orientar os vários grupos menores espalhados em todo o Brasil, articulando em prol do coletivo suas principais reivindicações. A cidadania e fortalecimento expansão de políticas públicas voltadas para redução das desigualdades, erradicação do racismo, sexismo, promovendo a universalismo dos direitos sociais, preservando o pluralismo da nossa sociedade.
Bibliografia
Módulo III Unidade 4– Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça/GPP-GeR
ARIÉS, P. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de
Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1981.
SARTRE, Jean Paul – O ser e o Nada – Ensaio da ontologia poética – Tradução de P. Perdição. Petrópolis Ed Vozes 2005
Fausto, Boris. Getúlio Vargas: o poder e o sorriso. SP: Cia das Letras, 2006

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