sábado, 10 de dezembro de 2011

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Vitória tem média diária de quatro casos de violência contra mulher em 2011
Por Paulo Rogério
Rádio CBN Vitória (93,5 FM)
Foto: reprodução

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Vitória registrou uma média de 3,7 casos de violência contra mulheres até a última quarta-feira (23). Este ano foram registrados 1.213 boletins na delegacia especializada, mas esse número é maior por causa de outras delegacias que encaminham casos à Deam, segundo a titular da unidade, delegada Rosa da Silva Rodrigues.

"A gente se sensibiliza com as situações. Temos casos de grávidas agredidas pelos maridos. Mulheres com gestações de dois ou três meses, já no período de grande risco para gravidez em casos de violência física. A gente acaba absorvendo os estresse dessas e de outras vítimas", revelou.

Entre os casos registrados na Deam, 996 resultaram em inquéritos e geraram 62 medidas protetivas. Desde o início do ano mais de 180 agressores foram autuados em flagrante e presos. A maioria dos casos registrados tem relação com desobediência de ordens judiciais, agressões e ameaças.


Falsa paixão

Uma dessas vítimas é uma empresária de 58 anos, que tem medo de ser identificada. A mulher afirma ser ameaçada de morte pelo ex-companheiro, um advogado de 57 anos. A empresária alega às autoridades que foi vítima de golpe após quase sete anos de um relacionamento amoroso. Enganada por uma falsa paixão, ela passou bens como terrenos, imóveis e carros para o nome do advogado, um prejuízo que chegou a cerca de R$ 1,5 milhão.

"Ameaçou a mim e aos meus filhos. Ele disse que faz isso (matá-la) a hora que ele quiser. Ele disse que tem meios, como advogado, de tirar gente da cadeia para fazer o que ele quiser", afirmou.

Essa mulher já procurou a Polícia Civil e também o Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), onde trabalham os defensores públicos Carlos Eduardo Rios do Amaral e Anselmo Rezende de Vasconcellos. A mulher foi atendida pelo defensor Carlos Eduardo. Ele ficou estarrecido com tudo que ouviu da empresária.

"Lamentavelmente aqui no município de Vitória histórias como essa tem aparecido cada vez mais. A violência psicológica tem aniquilado e neutralizado a honra e a dignidade e a vontade de viver da mulher. Roubando-lhe o direito de busca da felicidade", declarou.

O Nudem fica localizado na Casa do Cidadão, no Bairro Itararé, em Vitória e atende aproximadamente 150 mulheres por semana. O núcleo, que orienta e oferece todos os devidos encaminhamentos às vítimas na Capital atende diariamente, de segunda a sexta-feira, das 13h até a última mulher a ser ouvida por um dos dois defensores públicos da unidade. O telefone para dúvidas a respeito do funcionamento e outras informações é o 3382 5516.

Assassinatos

O Mapa da Violência 2011 mostra que o Espírito Santo está no do ranking de assassinatos de vítimas do sexo feminino a cada grupo 100 mil mulheres. O índice nacional de 4,3 crimes é superado pelo capixaba de 11,3 homicídios. Os dados se referem ao período de 1998 a 2008.

De acordo com a Secretaria de Segurança, em 80% dos homicídios, as vítimas têm alguma relação com o tráfico de drogas. Nas demais situações, a motivação é passional e as mulheres foram submetidas a um histórico de violência.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradutor Google

/